quarta-feira, 23 de março de 2011

CÉLULA EUCARIOTA HIPOTÉTICA E DE UMA CÉLULA PROCARIOTA

 

  (fonte da inagem: Modificado da Wikipedia) 

1) Nucléolo: importantes no processo reprodutivo da célula e organização dos ribossomos.

2) Núcleo com carioteca: coordenação do metabolismo celular; proteção do núcleo (carioteca).


3) Ribossomo aderido ao retículo endoplasmático: ribossomo tem função de produção de proteínas (síntese protéica).


4) Lisossomo: (digestão celular), reciclagem de organelas celulares envelhecidas.


5)
Retículo endoplasmático rugoso: síntese de proteínas.

6) Complexo de Golgi: processamento de proteínas e distribuição para as outras organelas da célula (centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias dentro da célula).

7) Membrana plasmática: defesa, proteção e reconhecimento.

8) Retículo endoplasmático liso: formado por um sistema de canais e atua como um sistema de distribuição de susbstâncias entre o núcleo e o citoplasma.


9) Mitocôndrias: produção de energia (ATP) e respiração celular.


10)
Vacúolo: armazenamento de substâncias (tanto para excreção como para uso posterior).

11) Citoplasma: matriz onde líquida onde estão todas as organelas e onde acontecem muitas das reações químicas da célula.

12)
Cloroplasto: organelas responsável pela fotossíntese.

13) Centríolo: auxilia no processo de divisão celular e afastamento dos cromossomos durante a divisão celular


ESTRUTURA DE UMA CÉLULA PROCARIOTA 
(CÉLULA BACTERIANA)

 
 (Fonte dos esquemas das células bacterianas: modificado da internet)


1. Pili ou fímbrias: são microfibrilas protéicas que se estendem da membrana plasmática até o exterior da célula. Têm funções de fixação ou ancoramento da bactéria ao seu meio e são importantes na patogênese (produção de doenças na célula hospedeira). Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, a fim de permitir a troca de material genético (tanto plasmídios quanto do DNA bacteriano na CONJUGAÇÃO).

2. Plasmídeos: são pequenas moléculas de DNA circular que coexistem com o nucleóide no citoplasma bacteriano. Os plasmídios contêm muitos genes, incluindo geralmente genes que conferem proteção contra antibióticos. Os plasmídios podem permanecer no citoplasma ou se ligarem ao cromossomo bacteriano. Quando isso acontece (ligação) são chamados de EPISSOMO.

PLASMIDEOS são moléculas extracromossômicas, geralmente de DNA circular e que são auto-replicantes e transferíveis de um organismo a outro (através da conjugação entre bacterias ou atraves de infecções por vírus).  Encontram-se em quase todas as espécies de bacterias, arquéias, fungos, algas verdes e  plantas. Atualmente são utilizadas em biotecnologia como vetores para clonagem.

3. Ribossomos: os ribossomos são complexos protéicos localizados no citoplasma e são responsáveis pela síntese de proteínas da célula, sendo encontrados em grandes números (milhares) nas células.

4. Citoplasma: o citoplasma também conhecido como hialoplasma, líquido de consistência gelatinosa, constituído principalmente por água, açúcares, proteínas, aminoácidos livres, sais minerais, RNA e lipídios.

5. Membrana plasmática ou membrana celular: a membrana plasmática é uma dupla camada (camada bimolecular) de fosfolípidos, com proteínas imersas, cuja função é delimitar a célula, proteger o conteúdo do citoplasma e possibilitar a permeabilidade entre o citoplasma e o meio.

6. Parede celular bacteriana: a parede celular é uma estrutura rígida, mais espessa que a membrana plasmática e que recobre toda a célula conferindo às bactérias sua forma característica. É composta basicamente por peptidoglicanos (proteínas ligadas a açúcares).

7. Cápsula bacteriana: a cápsula bacteriana é constituída de polissacarídeos que protege a célula bacteriana contra desidratação, fagocitose e ataque de bacteriófagos.

8. Nucleóide: O nucleóide é o próprio DNA bacteriano; este consiste no ácido desoxirribonucléico associado com proteínas. O DNA bacteriano esta ligado a uma dobra da membrana plasmática chamada MESOSSOMO.

9. Flagelo: O flagelo é uma estrutura protéica que movimenta-se como uma hélice, impulsionando a bactéria em seu meio aquoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário