quarta-feira, 23 de março de 2011

RESUMÃO

 

RESUMÃO DAS AULAS DA SEMANA 


 
Introdução


Nesse ano estudaremos os seres vivos. Entre os seres vivos vamos encontrar os seguintes organismos: vírus (como os vírus da gripe e da poliomielite), bactérias (anthrax, lactobacilus), fungos (chanpignon, xitaque), algas (algas verdes, pardas e vermelhas), protozoários (amebas, tripanossoma), animais (esponja, peixe) e os vegetais (musgo, morango).

Todos esses organismos compartilham algumas características, por ex.: todos se reproduzem, todos apresentam ácidos nucléicos como material genético e acima de tudo todos evoluem (mudam ao longo do tempo em resposta às pressões do ambiente).
Para se estudar os seres vivos é necessário classificá-los, e para classificá-los é necessário conhecer as características de cada um; e para conhecer as características de cada um é necessário compará-los entre si.
Assim o homem começou a nomear os organismos e a classificá-los baseando-se em características comuns, formando desse modo grupos.
A necessidade de classificar é muito antiga no homem. Provavelmente desde seu surgimento o homem já classificava os organismos do mundo ao seu redor. Primeiro em comestíveis e não-comestíveis, úteis e nocivos, venenosos e não-venenosos, etc... Classificar o mundo auxilia o homem em sua adaptação ao mundo.
Assim, em Ciências nos comparamos organismos entre si. Para compararmos usaremos critérios.

Quais critérios devemos usar para 
comparar e classificar os seres vivos?

1. Nutrição - como o organismo se alimenta (autotrofia/heterotrofia). 2. Organização celular do núcleo - procarioto/eucarioto; 3. Estrutura celular - presença/ausência de parede celular.
Inicialmente vamos dar uma olhadinha rápida sobre o surgimento da matéria, do universo e de nosso sistema solar em particular do planeta Terra. A seguir vamos abordar as hipóteses que tentam explicar a origem da vida em nosso planeta.
Seguindo um pouco mais vamos dar uma olhada nas características dos seres vivos e
vamos compará-los entre si, o que nos possibilitará agrupá-los nos cinco reinos propostos por Whittacker (1969).

Surgimento da matéria

Todos nós percebemos que o universo existe. É um dado dos sentidos (visão), é evidente, é um fato. Como esse universo surgiu? O homem pode responder essa pergunta através de duas abordagens:

a) Abordagem Dualista
Postula um Ser supremo, um criador, Deus, YHVH ou um demiurgo organizador. Este principio organizador decidiu que existira a matéria. Ele transformou o caos do universo em compartimentos organizados e com propriedades distintas. A um desses sistemas denominamos vida. No dualismo a matéria teria duas propriedades: uma parte física (material) e uma parte espiritual ou sobrenatural. O dualismo está associado ao criacionismo, uma vez que não basta somente a existência da matéria, é necessário um principio maior para que esta se organize e exista.

b) Abordagem Monista
Esta abordagem tenta explicar racionalmente os fatos sem invocar nenhuma entidade sobrenatural.
Nesse sistema a matéria existe e esta sujeita a leis físicas e químicas; além disso, ela pode ser descrita através da matemática, ou seja, não precisamos invocar nenhum deus ou criador para explicar a existência da matéria e seus desdobramentos. Através da existência de uma forte aliança entre o monismo e o método científico, podemos fazer previsões sobre os fenômenos naturais, baseados em suas propriedades. Essa aliança produz uma visão materialista da natureza. O materialismo procura usar o conhecimento disponível para propor hipóteses que expliquem de maneira razoável as observações feitas pelos filósofos e pesquisadores.

1) em que aspecto ambos, dualismo e monismo concordam?
2) Em que esses dois sistemas filosóficos discordam?

No caderno voce deve ter:

1) Surgimento da matéria (Big Bang)
2) Evolução química
3) Formação do sistema solar; Evolução química e evolução biológica
4) Surgimento da vida (evolução biológica)
5) Hipóteses que tentam explicar o aparecimento da vida em nosso planeta (Aristóteles: teoria abiogenética; Svante Arrhenius: Teoria da panspermia ou extraterrestre; Oparin-Haldane: teoria biogenética)

Nenhum comentário:

Postar um comentário